Prova de Excel: teste o seu conhecimento na ferramenta

Antes de mais nada, é importante que reforcemos que o Excel é uma ferramenta primordial. Ainda nos dias de hoje, trata-se de um dos programas mais utilizados do mundo corporativo. E o seu conhecimento profundo é fundamental para que o colaborador resolva problemas complexos e com isso consiga mostrar bons resultados. Para isso, no entanto, é primordial que o usuário faça uma prova de Excel para teste de nível para conhecer seus principais pontos de evolução.

Por exemplo, há certo impacto quando um usuário conhece o Excel Básico ou Intermediário e não consegue resolver problemas mais complexos e diversos na ferramenta. Dessa forma, é fundamental que ele faça um teste de Excel para que consiga saber qual o seu real nível na ferramenta e com isso consiga direcionar o seu aprendizado.

Então, com esses elementos, o Excel Genial criou uma prova de Excel. Trata-se de um arquivo em Excel que você baixa e resolve no seu computador, obtendo uma ideia de como está a sua performance no uso das principais funções dessa ferramenta.

Prova de Excel: faça agora!

Em primeiro lugar, antes de começar o artigo efetivamente, não perca tempo e já acesse a prova de Excel do Excel Genial. São 10 perguntas inteligentes que vão te permitir conhecer em qual nível de Excel você se encontra e poderá direcionar o seu aprendizado.

Sendo assim, para ter acesso à prova de Excel do Excel Genial, preencha o formulário abaixo e siga os passos!

A importância de fazer uma prova de Excel

Antes de mais nada, devemos saber que o Excel sempre foi – e ainda é – a ferramenta mais usada pelas empresas. Muitas das empresas, mesmo as menores, utilizam o Excel para controles de apoio à gestão. Outras, ainda, não utilizam nenhuma estrutura de gestão, sendo o Excel a maior oportunidade para que a empresa passe a ter controles e melhorar os seus níveis de resultado.

É sabido que o Excel é uma ferramenta de fácil uso e presente em boa parte dos computadores. Com isso, conhecer bem o programa é válido para a evolução da empresa e dos colaboradores.

Dessa forma, é interessante fazer uma prova de Excel para nivelamento da ferramenta. Com base no resultado da prova, você consegue direcionar os seus aprendizados para que chegue nos níveis mais elevados de conhecimento da ferramenta. Portanto, com um teste de Excel você pode direcionar o seu aprendizado e saber em que fase você está.

As fases de conhecimento no Excel

Podemos, assim, separar o nível de conhecimento de Excel em três principais níveis: Iniciante, Intermediário e Avançado. Não há, no entanto, uma padronização quanto a quais habilidades ou conhecimentos cada uma das etapas deve compreender. Abaixo está uma sugestão para que você consiga entender e direcionar os seus aprendizados:

  • Inicialmente, o nível Iniciante. Aqui o usuário consegue entender diferença entre fórmulas e dados normais em uma tabela. Consegue também montar os seus controles, que servirão de base para análises mais complexas. Começa, também, a fazer as suas primeiras funções (geralmente funções mais simples como SE, SOMA e PROCV)
  • Em seguida, há o nível Intermediário. Nessa etapa o usuário já faz seus controles com fluidez e consegue resolver problemas um pouco mais difíceis. Temos aqui, também, a utilização de outras funções úteis no Excel, como SOMASES, CONT.SES, SEERRO, SOMARPRODUTO, etc…
  • Por fim, há o nível Avançado. Aqui o usuário já está habituado com diversas funções do Excel, mesmo as mais avançadas, como INDIRETO e ÍNDICE. Além disso, ele consegue resolver problemas complexos com ferramentas como Atingir Meta e Solver. Por fim, nessa fase o usuário domina os atalhos do Excel, o que potencializa as suas entregas. Em tempo, caso você queira aprender sobre atalhos do Excel, baixe o nosso e-book sobre o assunto, clicando aqui!

Dessa forma, fazer uma prova de Excel pode te ajudar a entender em qual nível de Excel você se encontra e com isso direcionar seus estudos.

Quais as habilidades importantes para uma prova de Excel?

Assim como conhecimento técnico, é preciso que você tenha algumas outras habilidades que vão além das funções e fórmulas. Sendo assim, durante um teste de Excel é importante que você tenha algumas outras habilidades, as quais listo abaixo:

  • Organização: durante a rotina de Excel, ser organizado facilitará bastante a coleta de informação e análises rápidas, bastante demandada por gestores. Não ser organizado na sua planilha durante a prova de Excel pode impactar a sua imagem
  • Raciocínio Lógico: mais do que saber diversas funções no Excel, é importante que você saiba resolver problemas. Dessa forma, ter o raciocínio lógico voltado à resolução de problemas pode ser um grande aliado
  • Tranquilidade: sabemos que é normal ficar nervoso em momentos de pressão, sobretudo em uma prova de Excel. No entanto, estar tranquilo pode apoiar a tomar as melhores decisões e resolver as funções de forma mais rápida
  • Ir direto ao ponto: uma solução criativa que seja utilizada no lugar de muitas outras funções em conjunto pode te dar o destaque e te fazer ganhar tempo

O que é cobrado em uma prova de Excel

Quando você faz uma prova de Excel, por muitas vezes o recrutador está interessado em saber como você resolverá problemas comuns do dia-a-dia da empresa. No entanto, não significa necessariamente que você fará uma prova voltada a veículos caso você esteja em uma empresa de veículos. Significa, portanto, que você utilizará funções do Excel que são utilizadas na rotina dessa empresa.

Dessa forma, é um pouco previsível saber o que pode cair na prova de Excel. Isso porque temos algumas funções que concentram 90% da demanda de Excel. Dessa forma, conhecer bem essas funções faz com que você possa estudar os temas antecipadamente e ir bem na prova, por consequência.

As funções mais utilizadas do Excel são: SOMA, SE, PROCV, CONT.SES, SOMASES, DESLOC, ESQUERDA, MÉDIA, dentre algumas outras. Sendo assim, procure entender bem as funções citadas para que você consiga ir bem em uma prova de Excel.

Onde aprender o conteúdo para uma prova de Excel de forma gratuita?

A princípio, antes de uma prova de Excel, é importante que você estude o conteúdo que pode cair. No entanto, onde aprender o conteúdo que pode estar na prova de Excel?

No nosso blog e no nosso canal do YouTube temos diversos conteúdos gratuitos sobre as principais funções que costumam figurar em provas de Excel. Dessa forma, abaixo deixamos alguns vídeos do YouTube para que você possa estudar sobre as principais funções que figuram nesses testes: SE, PROCV, CONT.SES, CORRESP, SOMA, DIA.DA.SEMANA. Aproveite para ver os vídeos sinalizados abaixo e também aproveite o link dos outros vídeos deixados aqui também.

A função PROCV, uma das mais utilizadas no Excel e certeza em provas de Excel
Além disso, a função SE também é presença garantida em provas de Excel
A função CORRESP, também fundamental para o Excel e cobrada em teste de Excel para entrevista

Adicionalmente, temos também vídeos de outras importantes funções do Excel (clique sobre o nome para abrir o respectivo vídeo): função SOMA, função CONT.SES, função CORRESP e função DIA.DA.SEMANA.

Por fim, temos artigos no nosso blog sobre as funções importantes para processo seletivo. Dessa forma, clique no nome da função para abrir o artigo sobre ela: função CONT.SES, função SOMASES e SOMASES com duas condições e função PROCV.

Teste de Excel para Entrevista de Emprego: a nossa Prova de Excel Ajuda?

Deixa eu adivinhar: você está em algum processo seletivo e está procurando por um teste de Excel intermediário ou avançado para entrevista. Acertei?

Se for o seu caso, você não está sozinho.

Em entrevistas de emprego, sempre há um teste de Excel. Isso pois, conforme já relatado acima, o Excel é uma das ferramentas mais usadas no meio corporativo. Além disso, muitas pessoas garantem ter ao menos o Excel intermediário, e para isso, uma prova ou teste de Excel intermediário são fundamentais para nivelamento.

E, no fim, isso é bom, pois caso você tenha estudado e saiba sobre o conteúdo, é uma forma de se diferenciar daqueles que dizem ter Excel intermediário e não fizeram a lição de casa.

Dessa forma, a Prova de Excel, que temos para download neste artigo, é um bom teste de Excel para entrevista de emprego. Faça o download sem receios!

Como saber se fui bem

Posteriormente à prova de Excel, é comum pensarmos se fomos bem ou não nela. Sendo assim, como sabermos se performamos da forma adequada?

É fundamental, obviamente, resolver todas as questões de forma correta, utilizando as funções adequadas. Para saber se foi bem aqui, entenda se a sua resposta faz sentido quando comparada à pergunta. Por exemplo, se você precisa com uma função SE definir se um trabalho está dentro ou fora do prazo, basta olhar a resposta que sua função proporciona e comparar com a sua resposta mental para o problema. Assim, a resposta da sua função faz sentido?

Por fim, é importante sabermos que o nível de performance do teste de Excel depende do seu nível. Uma prova com as funções básicas deve ter maior índice de acertos, ao passo que uma prova mais difícil terá um índice menor de acertos. Dessa forma, nivele-se por essa visão para ter um indicativo de performance adequado.

Teste o seu nível agora mesmo!

Portanto, entendidos os principais detalhes sobre prova de Excel, é hora de fazer uma! Dessa forma, caso você tenha interesse de saber o nível que está no seu Excel, faça a nossa prova de Excel, clicando no banner abaixo.

Trata-se de uma prova de Excel com 10 problemas robustos para resolução. Em outras palavras, são problemas similares ao utilizados por empresa para medir o nível de Excel dos seus candidatos. Sendo assim, fazer a prova de Excel do Excel Genial te dará uma ideia de qual o seu nível na ferramenta.

Para a utilização, clique no banner sinalizado acima. Em seguida e ao fazer o processo, você receberá no seu e-mail um arquivo em Excel para que você possa fazer a prova. Ao final dela, você terá uma ideia de qual é o seu nível de Excel e em quais pontos deve focar para evoluir na ferramenta. Uma imagem da prova pode ser vista abaixo!

prova de excel
Figura 1

Não perca tempo e faça a sua prova de Excel agora mesmo!