Inicialmente, para aqueles que se encontram em dietas ou plano de alimentação restrito, ter um controle do que está sendo consumido é fundamental. No entanto, os poucos que se preocupam em controlar o que consomem não fazem isso de forma inteligente. Dessa forma, é interessante o uso de uma planilha de alimentação para controlar quanto está consumindo e com isso saber o quanto de cada nutriente você tem na sua alimentação. Para adquirir a planilha, clique aqui!
Planilha de Alimentação
Nesse artigo falaremos sobre os principais pontos que uma planilha de alimentação deve ter e você também poderá obter a sua, já pronta, criada pelo Excel Genial. Trata-se de uma planilha completa, que além de controlar a alimentação, permite contar os nutrientes da dieta, gerar lista de compras, fazer uma análise no detalhe do que está sendo ingerido, enfim. Por fim, uma amostra da planilha, em forma de vídeo, encontra-se abaixo.
Planilha Alimentar: cadastro de nutrientes
Antes de mais nada, é importante que a sua planilha de alimentação permita o cadastro de diversos nutrientes. Proteínas, fibras, colesterol, sódio, potássio… quais são os nutrientes que você quer controlar na sua rotina? Além disso, é importante que você sinalize à planilha quais deles são bons quando maiores e quais são bons quando melhores, além de qual é a quantidade referência.
Por exemplo: a proteína é um nutriente que, para certos objetivos, tem uma quantidade mínima diária. Logo, ela é melhor quando está em maior quantidade. No entanto, temos o sódio: há um valor máximo diário de meta. Dessa forma, sabemos que é um nutriente que é melhor quando está em menor quantidade.
A planilha de dieta e o cadastro de alimentos
Com os nutrientes medidos já na planilha, você deve inserir quais alimentos consome. Assim, você deve atribuir um nome para os alimentos que estarão na planilha.
Além disso, é importante que a planilha tenha, para cada alimento, uma certa quantidade. Em outras palavras, cada porção informada terá essa quantidade de nutrientes. Com base nesse dado, será possível calcular quanto de cada nutriente há em qualquer porção que está na planilha de alimentação.
Sendo assim, para cada alimento da planilha, é preciso informar quanto de nutriente há na porção padrão para que depois seja possível realizar os cálculos. Assim, a planilha fica robusta e informa quanto ele está comendo de cada nutriente, na porção de alimento que ele informar na planilha de dieta.
Por fim, há um outro dado importante: é preciso informar um percentual de conversão. Aqui, trata-se de quanto percentualmente sobra de alimento pronto quando se compara ao alimento “fresco”, antes de ir para a panela. Exemplo: quando você compra 500g de carne no supermercado, você paga pelos 500g. No entanto, ao utilizar esse alimento em um prato, haverá perda de material e você não irá ingerir os mesmos 500g. Supondo que sobre 350g, você tem um percentual de conversão de 70% (350g/500g = 70%).
Dessa forma, utilizando esse valor, você conseguirá fazer a conta inversa: saindo de quanto irá consumir, você conseguirá saber quanto deverá comprar. Nesse caso, a planilha de alimentação funcionará também como uma planilha de lista de compras, conforme veremos mais adiante.
Planilha de Cardápio Semanal utilizando os Alimentos
Uma vez que fazemos o cadastro dos alimentos, é momento de montar o seu cardápio semanal. É como se a planilha de alimentação, mais uma vez, tivesse dentro de si um outro tipo de planilha: uma planilha para dieta.
Nesse momento você deverá inserir dados como a qual dia da semana se refere a refeição, qual das refeições é (café, almoço, lanche, etc…) e quanto de cada alimento estará ingerindo. Por exemplo: na segunda, no almoço, irei comer 100g de sobrecoxa de frango, 50g de arroz com sal e 140g de pepino. O processo deve ser feito para cada uma das refeições que você terá durante o período de 7 dias.
Sendo assim, quanto cada nutriente estará sendo ingerido em cada refeição será possível calcular por meio da planilha de alimentação. Além do mais, é possível calcular quanto de alimento antes do preparo você precisará adquirir, gerando a planilha de lista de compras que falamos anteriormente.
Por fim, vale citar que um controle preciso do que você está ingerindo é feito por meio do uso de todos os dados. Não é preciso ser um expert em Excel. Tudo só é possível pois o cardápio semanal permite facilmente os cálculos de forma fácil e abrangente.
Planilha de Alimentação e a comparação de alimentos
Em algum momento o usuário pode ficar em dúvida sobre qual prato escolher para o cardápio. Isso pois cada prato da planilha pode ter diferentes composições de nutrientes, e a depender do objetivo perseguido isso muda muita coisa.
Dessa forma, a planilha precisa ter algo que facilite comparar alimentos. Em outras palavras, o usuário pode escolher os alimentos que quer comparar e a planilha deve trazer quanto de cada nutriente uma certa porção daquele alimento tem.
No entanto, tal análise da planilha de alimentação não precisa ser necessariamente antes de montar o cardápio semanal: tal ferramenta pode ser usada a qualquer momento, mesmo para uma consulta simples. Caso o usuário esteja curioso para saber qual alimento tem mais proteína dentre uma lista deles, basta inserir a lista na planilha e ela rapidamente informará.
Consumo diário com a planilha de alimentação
Antes de mais nada, vale lembrar que no momento de cadastrar os nutrientes na nossa planilha de alimentação foi preciso informar qual é a meta diária de cada um deles. Com base nesse dado, e também somando tudo o que foi colocado lá na planilha de cardápio semanal, a planilha poderá saber se dada meta diária foi alcançada.
Dessa forma, é possível sinalizar, de forma visual, quais foram as metas atingidas para cada dia da semana. Tudo é possível analisar de forma visual com uma tabela disponível na planilha (em que em verde estão as metas batidas e em vermelho estão as metas não batidas).
Planilha de Alimentação Semanal e os maiores consumos
Em seguida, uma outra análise que o usuário pode fazer é quanto aos maiores consumos de determinado nutriente em um dado dia.
Vamos supor que por algum motivo o consumo de sódio, com base no seu cardápio semanal criado, está maior na terça-feira. No entanto, dado o que você inseriu no cardápio da planilha de alimentação, não é possível saber rapidamente qual foi o causador desse número.
Para resolver tal dor, você pode utilizar uma ferramenta interessante disponível na planilha. Selecionando qual é o dia da semana e qual é o nutriente a analisar, a planilha disponibiliza um gráfico de barras com os maiores consumos daquele nutriente naquele dia, facilitando de forma ampla saber qual está sendo o grande ofensor.
Adicionalmente, o mesmo pode ser feito para “menores consumos”. A planilha de alimentação permite inverter a visão e analisar quais são os menores consumos de dado nutriente em determinado dia. Por fim, tudo é feito de forma rápida e intuitiva, permitindo a correção ágil quando notado qualquer coisa fora dos planejamentos.
Planilha de Dieta: alcance da meta
Antes de mais nada, é válido lembrar que caso você esteja utilizando uma planilha de alimentação com foco em nutrientes é porque há uma meta a ser batida. Ou seja, você quer ter um consumo mínimo ou máximo para os nutrientes cadastrados.
Dessa forma, é interessante supor um cenário: você precisa consumir 80g de proteína todos os dias. No entanto, de acordo com o cardápio semanal informado, na segunda-feira você consumiu 68g. Sendo assim, ainda é preciso consumir mais 12g de proteína para o alcance da meta.
Uma das formas de fazer isso é alterando a quantidade consumida nos alimentos da segunda-feira. Para tal, o método mais rápido compreende alterar as quantidades manualmente e analisar se a meta foi alcançada.
No entanto, isso pode ser demorado e tedioso. Visando resolver este ponto, a planilha de alimentação do Excel Genial contempla o cálculo de alcance de meta: basta escolher qual dia da semana quer analisar e qual nutriente que rapidamente todos os alimentos do dia serão listados, trazendo a quantidade de tal nutriente em cada refeição.
Posteriormente, basta escolher quais são os alimentos que terão a sua quantidade alterada e a planilha de forma ágil calculará qual deve ser a nova quantidade inserida para que a meta de, neste caso, 80g diária seja alcançada. Trata-se, portanto, de um cálculo inteligente feito de forma rápida e fácil e que pode estar à sua disposição.
Planilha de Lista de Compras ou Planilha de Alimentação?
Para facilitar a sua vida, a planilha gera uma lista de compras com os alimentos informados no cardápio semanal.
Isso facilita bastante a vida. Assim, a planilha de alimentação do Excel Genial, que por muitas vezes pode ser vista como uma planilha de dieta, pode funcionar como planilha de lista de compras, também.
Sendo assim, ao informar as quantidades que devem ser consumidas em cada dia da semana, a planilha calcula qual deve ser a quantidade adquirida no Supermercado, tendo em vista o percentual de conversão da preparação, dito anteriormente. Assim, todos os alimentos utilizados durante o cardápio semanal estarão na lista.
Planilha de Alimentação: tudo pronto!
Utilizando os conceitos e ideias citados anteriormente, criamos uma Planilha de Alimentação do Excel Genial. Trata-se de uma planilha completa que contempla todos os pontos citados, ou seja, serve de planilha de cardápio semanal, planilha de dieta e planilha de lista de compras.
O que a planilha alimentar do Excel Genial tem:
– primeiramente, há o cadastro de medidas (usadas nos alimentos) e de refeições, utilizadas dentro do cardápio semanal
– em seguida, há o cadastro de nutrientes: são até 20 nutrientes possíveis. Além do nome do nutriente, é preciso inserir a quantidade diária de meta
– além disso, é preciso cadastrar os alimentos: além do nome, é preciso inserir a quantidade referência, quanto de cada nutriente há nessa quantidade e qual é o percentual de redução do preparo
– depois, entramos no cardápio semanal em si: é preciso inserir qual dia da semana, qual é a refeição e quanto de cada alimento será usado. De forma automática a planilha calcula quanto de cada nutriente há na porção
E tem mais!
– além disso, é interessante citar que a planilha de alimentação permite a comparação de nutrientes entre diversos alimentos: basta inseri-los na lista que os dados serão expostos
– em seguida, começamos as análises: uma delas permite saber, de forma visual, quanto foi consumido em cada dia (para cada proteína) e se a meta de consumo foi batida ou não. Dessa forma a planilha de dieta permite saber rapidamente se você está no caminho do consumo correto ou não
– posteriormente, é possível analisar de forma gráfica quais são os maiores ou menores consumos de dado nutriente em certo dia, facilitando ajuste de rota no cardápio
– além disso, é possível utilizar a ferramenta de alcance de meta: um cálculo inteligente que te dirá quanto de cada alimento escolhido você deverá ingerir para bater a meta de determinado nutriente em dado dia.
– e, por fim, a planilha de alimentação funciona muito bem como uma planilha de lista de compras, visto que tudo o que você sinalizou no cardápio semanal é somado e convertido para “quantidade antes da preparação” para que você possa ir ao Supermercado e adquirir
Planilha de Alimentação: motivos para adquirir
Com isso, veja abaixo os principais motivos para adquirir a planilha conosco:
– Garantia de 7 dias: você pode pedir a devolução de 100% do valor investido nesse período
– Ganho de tempo: você não precisa tentar fazer a planilha por conta, sendo que já há uma pronta
– Planilha completa: a planilha de alimentação permite desde controle de nutrientes até geração de lista de compras
– Você conseguirá usar: tenho vídeos no YouTube utilizando a planilha. Basta seguir o que faço e adaptar à sua realidade
– Uso imediato: após o pagamento você já acessa a plataforma e baixa a planilha
– Qualidade: são anos de Excel e de experiência para trazer um conteúdo adequado e resumido para você
– Cálculos precisos: a planilha calculará de forma ágil tudo o que é preciso, fazendo a parte mais difícil e deixando você focar no que precisa
Planilha de Alimentação: investimento
A planilha do Excel Genial está à venda por R$59,00, podendo ter o valor parcelado em três vezes.
Valor: R$59,00, dividido em até três vezes
Para adquirir a planilha, clique na imagem acima que te levará para a página de compras.
Invista duplamente em você: controle melhor sua alimentação e ganhe tempo com nossa planilha! Adquira uma planilha de qualidade!
Por fim, caso tenha dúvidas sobre o produto e deseja perguntar antes de comprar, fale conosco por meio desse link de Contato, clicando no link.
Por fim, quem viu essa planilha também se interessou pelas planilhas abaixo! Clique para saber mais!