Planilha de Controle de Estoque

Antes de mais nada, para quem tem um negócio, controle de estoque é primordial. Saber qual a sua posição atual de estoque facilita o planejamento, permitindo ao empreendedor não perder venda e nem carregar uma enorme quantidade de dinheiro parada pelo excesso de materiais. Pensando nisso, o Excel Genial criou a planilha de controle de estoque, onde você já tem um arquivo pronto para te apoiar nessa importante gestão.

planilha controle estoque

Abaixo está um vídeo demonstrativo do uso da Planilha de Controle de Estoque:

Planilha de Controle de Estoque, disponível para aquisição no banner acima

Embora você consiga adquirir a planilha de controle de estoque no link acima, neste artigo você aprenderá como fazer a sua. Dessa forma, partiremos da premissa que temos um estoque inicial e mais duas abas: uma para registrar a compra dos itens e outra para registrar a venda deles. Sendo assim, a partir dessas bases é possível fazer um cálculo para “incluir” ou “abater” um item do estoque, o que dará dinamismo à planilha de controle de estoque.

Planilha de Controle de Estoque: exemplo

Antes de mais nada, vamos partir de um exemplo. Somos uma empresa que trabalha com 12 tipos de produtos, cujos códigos vão de A001 até A012.

Iniciamos a empresa com um “estoque inicial” de cada um destes itens. Desde então, todas as compras são registradas em uma planilha de “Compras”, enquanto todas as vendas são registradas em uma planilha de “Vendas”.

A figura 1 ilustra o nosso arquivo de controle.

planilha controle estoque
Figura 1

Como fazer

Antes de mais nada, para controle em Excel, a maioria dos negócios seguem a metodologia citada: teremos uma aba para colocar todas as compras e outra para colocar todas as vendas. Dessa forma, toda vez que uma venda é feita, por exemplo, o usuário visita diretamente a planilha de “Vendas” para “baixa” deste produto.

Em seguida, é possível obter o estoque atual fazendo essas duas abas se conversarem por meio da fórmula:

Estoque final = Estoque Inicial + Compras Vendas

Por exemplo, caso você tenha iniciado a empresa com 8 itens em estoque de um produto, depois comprou mais 5 e vendeu 3, seu estoque final será de 10 (Ef = 8 + 5 3 = 10).

planilha controle estoque

Dessa forma, deveremos somar todas as quantidades compradas de um item e todas as quantidades vendidas para utilizar os valores nas fórmulas acima.

A função SOMASES

Em seguida, para obter o resultado que precisamos, utilizaremos uma função já conhecida pelos leitores do nosso blog, a SOMASES. A fórmula SOMASES soma os valores de uma coluna desde que outra coluna cumpra determinados critérios. No nosso caso, gostaríamos de somar a quantidade de itens comprados, por exemplo, desde que a coluna do código do item seja igual ao item que procuramos. Confuso? Vamos ilustrar.

A figura 2 traz a planilha de “Estoque”.

Figura 2

Note que ela traz cada um dos 12 itens citados, com seu estoque inicial (aquele de antes de iniciarmos este controle). Note, além disso, que temos mais uma coluna para quantidade de compras e outra para quantidade de vendas. Aqui estarão os valores puxados das abas ao lado.

Sendo assim, vamos preencher a célula C2, que se refere à quantidade de compras do item A001. Nessa célula incluiremos a fórmula:

=SOMASES(Compras!C:C;Compras!A:A;A2)

Note pela figura 3 o resultado: 22 entradas.

planilha controle estoque
Figura 3

Continuando com a SOMASES

Ao olharmos a base de Compras, podemos notar que a fórmula anterior pensa da seguinte forma: faça a SOMA dos itens que estão na coluna C desde que o item daquela linha na coluna A seja igual ao conteúdo da célula A2 da planilha Estoque (que é o A001). Sendo assim, perceba essa estrutura da base de Compras na Figura 4.

Figura 4

Note que, ao filtrarmos a coluna A todos os itens que são iguais a A001 encontramos o resultado da figura 5. A soma dos itens da coluna C é 22 (7+3+9+3), justamente o valor encontrado.

Figura 5

Dessa forma, sabemos que já tivemos 22 itens comprados com o código A001. Então, é possível “puxarmos” a fórmula para baixo, completando a coluna de “Entradas” da aba “Estoque”. O resultado, portanto, está na figura 6.

Figura 6

Além disso, faremos o mesmo modelo para a coluna D (“Saídas”), que por sua vez pegará dados da aba “Vendas”. A fórmula da célula D2 é:

=SOMASES(Vendas!C:C;Vendas!A:A;A2)

O racional é o mesmo descrito anteriormente: faça a SOMA dos itens que estão na coluna C desde que o item daquela linha na coluna A seja igual ao conteúdo da célula A2 da planilha Estoque (que é o A001). A estrutura das duas fórmulas são parecidas porque o layout das abas de Compras e Vendas é idêntico. Caso não fosse, a única semelhança seria o uso da fórmula SOMASES. No caso do seu negócio, use o racional descrito e não se prenda à posição das colunas nas fórmulas citadas.

planilha controle estoque

Por fim, a figura 7 traz a coluna de Saídas preenchida.

planilha controle estoque
Figura 7

Planilha de controle de estoque: cálculo do estoque final

Pela figura 7, notamos que já temos todas as informações que precisamos na nossa tabela resumo. Agora é hora de calcular o estoque final com base nas informações.

Calcularemos o estoque final do item A001 na célula E2 com base na fórmula já citada:

Estoque final = Estoque Inicial + Compras Vendas

Estoque Inicial do item A001 está na célula B2; as compras, na célula C2; e as vendas na célula D2. Dessa forma, a fórmula da célula E2 deve ser:

Estoque final (E2) = Estoque Inicial (B2) + Compras (C2) – Vendas (D2)

A figura 8 mostra o valor do estoque final (10) e também a fórmula citada acima.

Figura 8

Sendo assim, arrastando a fórmula da célula E2 para baixo, temos a tabela completa, mostrada na figura 9.

planilha controle estoque
Figura 9

Planilha de Controle de Estoque: tudo pronto!

Utilizando todos os conceitos mostrados antes, nós do Excel Genial criamos uma planilha para controle de estoque. Trata-se de uma planilha dinâmica, que pode ser usada no seu negócio para controlar de forma simples o estoque (sem ser preciso saber Excel de forma avançada).

O que a planilha para calcular preço do Excel Genial tem:

– antes de mais nada, há o cadastro de produtos, onde inserimos todos os produtos que serão controlados. Dessa forma, aqui inserimos códigos, estoque inicial e outros itens que julgar necessário. Posteriormente, é nessa aba que serão consultados os “estoques atuais”, após somar e subtrair entradas e saídas

– em seguida, é preciso, no uso da planilha, inserir todo movimento de entrada de produto no estoque, que é feito na aba de Entradas. Para tal, basta inserir o código do item que deu entrada, data e hora, quantidade e valor total

– e, por fim, é possível lançar movimento de saída de produtos. Para tal, basta inserir código do item, data e hora de saída e quantidade

Dessa forma, conhecendo os movimentos de entrada e saída, a planilha já calcula o estoque atual dos itens, facilitando a gestão do estoque

planilha controle estoque

Planilha de Controle de Estoque: motivos para adquirir

Com isso, veja abaixo os principais motivos para adquirir a planilha conosco:

– Garantia de 7 dias: você pode pedir a devolução de 100% do valor investido nesse período

– Ganho de tempo: você não precisa tentar fazer a planilha por conta, sendo que já há uma pronta

Investimento com retorno: o valor investido é recuperado em forma de itens de estoque controlados e segurança para o seu negócio

Você conseguirá usar: como visto acima, há vídeo demonstrativo de uso da planilha. Basta adequar o vídeo ao seu negócio

Uso imediato: após o pagamento você já acessa a plataforma e baixa a planilha

– Qualidade: são anos de Excel e de experiência para trazer um conteúdo adequado e resumido para você

Planilha de Controle de Estoque: investimento

A planilha do Excel Genial está à venda por R$24,90, podendo ter o valor parcelado em três vezes.

Valor: R$24,90, dividido em até três vezes

planilha controle estoque

Para adquirir a planilha, clique na imagem acima que te levará para a página de compras.

Invista no seu negócio por um preço adequado! Adquira uma planilha de qualidade!

Por fim, caso tenha dúvidas sobre o produto e deseja perguntar antes de comprar, fale conosco por meio desse link de Contato, clicando no link.

Por fim, quem viu essa planilha também se interessou pelas planilhas abaixo! Clique para saber mais!

Precificador de Produtos

Calculadora de Precificação