Em primeiro lugar, quando lidamos com dados, é natural que em algum momento tenhamos que colocar as informações em ordem alfabética. Por exemplo, ao termos uma lista de funcionários da empresa, em algumas vezes precisamos lançar mão dessa classificação para facilitar e deixar mais fluida a leitura. Dessa forma, é importante que saibamos que é possível colocar dados em ordem alfabética utilizando o Excel.
Nesse artigo aprenderemos como, a partir de uma relação de nomes, colocá-los em ordem alfabética utilizando o Excel.
O exemplo sobre colocar em ordem alfabética com Excel
Antes de mais nada, vamos supor que trabalhamos em uma empresa que tem 23 colaboradores. Nós queremos colocar os nomes em ordem alfabética e para isso utilizaremos o Excel. Os nomes estão representados na figura 1, mostrada abaixo.
De antemão, é possível notar que a lista está totalmente fora de ordem. Ela começa por Paulo, posteriormente passa para André, avança para Fernanda e no fim das contas termina com Thiago. Sendo assim, a lista está fora de ordem alfabética.
Note também que os nomes estão cada um em uma célula. Nós digitamos Paulo na B3, André na B4 e assim sucessivamente até Thiago na B25. Esse passo é fundamental para que a classificação em ordem alfabética ocorra da maneira adequada.
Por fim, uma vez entendido o exemplo, colocaremos a mão na massa e vamos aprender como colocar em ordem alfabética usando o Excel.
Ordem alfabética no Excel utilizando o Classificar de A a Z
O Excel tem uma ferramenta onde é possível ordenar dados de A a Z. Em outras palavras, é um método que resolve exatamente a nossa dor: classificar dados em ordem alfabética (visto que essa ordem é de A a Z).
Para a utilização dessa ferramenta, você deve ir no menu superior do seu Excel, aba Dados e encontrar a região de Classificar e Filtrar. O Classificar de A a Z é representado pela letra A, letra Z e uma seta apontando para baixo. Por fim, a figura 2 traz qual é o ícone dessa ferramenta.
Então, para classificar os dados da Figura 1 em ordem alfabética você precisa:
- antes de mais nada, clique em uma célula da sua tabela
- posteriormente, com uma célula da tabela selecionada, clique em Dados > Classificar e Filtrar > Classificar de A a Z (símbolo mostrado)
- por fim, aprecie os dados em ordem alfabética
A figura 3 mostra os dados da figura 1, dessa vez colocados em ordem alfabética (de A a Z).
Os cuidados ao colocar em ordem alfabética com Excel
No entanto, por mais que o processo seja simples e fácil, é importante sempre que você esteja atento a alguns pontos:
- mantenha um nome por célula, visto que o Excel classifica com base na ordem alfabética tradicional: consulta a primeira letra à esquerda e assim repetidamente. Colocar dois nomes na mesma célula apenas confundirá a ferramenta e, dessa forma, o objetivo não será alcançado
- evite células em branco (vazias) dentro do seu intervalo. Da mesma forma que o Excel identifica a tabela quando você seleciona uma única célula, ele cortará a tabela na primeira célula vazia encontrada. Sendo assim, a ordem será feita em apenas parte do conteúdo
- caso ao classificar o cabeçalho esteja envolvido e entre também na ordem alfabética, opte por usar a opção de Classificar, que fica no mesmo menu de Dados > Classificar e Filtrar. Posteriormente a selecionar uma célula da tabela, clique nesse botão e marque a opção Meus Dados Contém Cabeçalhos. Dessa forma, não será considerado o cabeçalho
Classificar de A a Z mais amplo
Antes de finalizar o artigo, é importante sinalizarmos quão grande é a ferramenta Classificar, o que sem dúvidas exigiria um novo artigo apenas para ela.
Dessa forma, saiba que com essa ferramenta é possível:
- classificar dados de A a Z, o que chamamos comumente de ordem alfabética
- ordenar dados de Z a A, o que seria uma ordem alfabética invertida
- alocar números do menor para o maior (utilizando a classificação A a Z) ou do maior para o menor (utilizando a classificação Z a A)
- classificar dados das formas citadas antes e, se for preciso, colocar um critério de desempate (ou seja, caso o dado seja o mesmo em uma coluna, nós utilizamos uma outra coluna como desempate, e essa coluna terá suas regras). Para tal, basta “Adicionar Nível” na ferramenta
Por fim, reforço que essa ferramenta é fundamental para o uso diário do Excel e vale a pena ser aprendida.
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Enfim, neste artigo aprendemos sobre como ordenar dados em ordem alfabética no Excel, além de tomarmos nota da ferramenta Classificar.
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