Simulador de amortização Caixa

Se você possui um financiamento, de certa forma já teve dúvidas em relação à amortização. Por isso, um simulador de amortização Caixa pode ajudar você nesse aspecto, sem precisar ir no site da Caixa.

A equipe do Excel Genial possui um simulador de amortização Caixa conforme a Tabela Price que pode ser de grande ajuda para você! Ou, caso tenha uma Tabela SAC, temos uma opção de simulador para essa tabela também!

De forma geral, caso você precise de um simulador para Caixa (ou outro Banco), nossas planilhas vão te ajudar. Isso pois elas funcionam como um simulador de Financiamento Caixa – ou qualquer outro Banco.

Por isso, seja você um cliente com financiamento, um Correspondente Caixa ou outro, continue lendo esse artigo para saber mais agora mesmo!

Simulador de Financiamento Caixa: o que são Tabelas Price e SAC?

Tabela Price é uma das linhas de crédito usadas para calcular empréstimos e financiamentos. Dentre eles, se destacam os financiamentos imobiliários.

Nesse sistema, as prestações são iguais e periódicas, e cada prestação é composta por uma parte de juros e uma parte da amortização do valor principal. O valor principal, em geral, é uma parte do valor do imóvel ou bem financiado.

No início do empréstimo, a maior parte da prestação é composta por juros, e uma pequena parte é destinada à amortização. À medida que o tempo passa, a parcela dos juros diminui e a parcela de amortização amplia, mas o valor da prestação se mantém o mesmo.

A principal vantagem da Tabela Price é que ela permite prestações iguais, de forma a facilitar o planejamento financeiro ao longo dos anos. 

No entanto, como a maior parte dos juros é paga no início do processo, o custo total do empréstimo pode ser maior do que em outros sistemas de amortização, como por exemplo a Tabela SAC.

A Tabela Price é bastante usada em contratos de financiamento de bens de consumo, como carros e imóveis. 

Simulação de Financiamento: e a Tabela SAC?

Além disso, outra forma de crédito pessoal é a Tabela SAC. Diferente da Tabela Price, essa outra Tabela tem suas parcelas caindo ao longo do tempo. Isso se justifica pois o financiamento é feito por juros e amortização. Como a amortização é constante, isso significa que os juros, que impactam o principal, sempre caem.

Em outras palavras, como o saldo devedor cai de forma igual mês a mês, os juros vão caindo. No fim das contas, o valor pago em juros é menor que no da Tabela Price.

Esses dados são fundamentais para decidir por Price ou SAC. E, para fazer o ajuste fino, um simulador de financiamento pode ajudar.

De fato, é adequado entender como elas funcionam para tomar decisões baseadas em dados ao contratar um empréstimo ou financiamento.

Simulador de Amortização Caixa: tudo pronto

Usando os conceitos mostrados antes, o Excel Genial criou a Tabela Price e Tabela SAC, que funcionam como Simulador de Amortização Caixa, para financiamentos que respeitem esse modelo.

A planilha do Excel Genial tem, portanto:

simulador de amortização Caixa

– antes de mais nada, a planilha oferece local onde serão inseridos os valores de entrada, financiado, taxa, número de prestações e custos extras mensais. A partir daí, nas células em azul e verde, alguns valores já são calculados e mostrados

simulador de amortização Caixa

– posteriormente, a planilha traz a situação do financiamento em cada uma das parcelas. Além disso, é possível também, nas células em verde, inserir valores de amortização, que farão o financiamento encerrar antes do tempo. Dessa forma, a planilha também funciona como simulador de amortização

Simulação Caixa: O que significa amortização e como funciona?

Amortização, em financiamentos, é um termo financeiro que se refere ao processo de abater parcelas ao longo do tempo.

Isso é feito por meio de pagamentos extras, que são feitos além do valor pago da parcela de dado mês.

Aqui está um exemplo simples de como a amortização funciona:

Digamos que você pegou um empréstimo de R$10.000 com uma taxa de juros anual de 5% e um prazo de 10 anos. Com estes dados, será calculada uma parcela mensal que terá que ser paga. Essa parcela é junção de juros e amortização do valor principal.

No entanto, não é preciso levar 10 anos para terminar de pagar o financiamento. Para tal, você pode lançar mão do pagamento de amortização que vão abater o saldo principal. Com isso, você pode ou diminuir o valor da parcela, ou reduzir o prazo dos 10 anos.

À medida que você continua fazendo pagamentos extras, de amortização, o principal vai sendo abatido (pois você está “tirando” parcelas sem pagar o juros dela, apenas pagando o valor principal). Essa é uma ferramenta que pode diminuir muito o valor total gasto em um financiamento.

Como simular amortização de financiamento Caixa

De fato, uma decisão crucial para quem possui um financiamento baseado no sistema Price é saber se o montante extra para a amortização deve diminuir o prazo do financiamento ou a parcela. Ambos os cenários resultam em menos juros no processo. Mas qual seria a melhor opção? Seria preciso algo para simular um financiamento da Caixa (ou de qualquer outro banco).

Para elucidar este dilema, é preciso recorrer ao simulador de amortização Caixa do Excel Genial, que é o nosso simulador de financiamento Caixa. Com este recurso, é possível simular de maneira eficaz qual cenário seria mais em conta, partindo dos dados.

Portanto, para ver os cenários da Price ou SAC no Excel, é preciso fornecer dados como: montante financiado, taxa de juros anual fixa, número de parcelas e valor das taxas mensais. 

A partir desses dados, a tabela é feita, exibindo desde a primeira até a última parcela, e a progressão da dívida pendente. 

Com todas essas variáveis, basta selecionar um mês, indicar o montante adicional que será alocado para a amortização e optar por amortizar no prazo (reduzindo o prazo) ou na parcela (diminuindo o pagamento mensal).

Dessa forma, não há dificuldades para saber como simular amortização de financiamento Caixa (ou qualquer outro banco).

Simular amortização de Financiamento: por que é preciso?

Quando entramos em um financiamento, em muitas vezes não nos damos conta da importância de realizar amortizações extraordinárias (ou seja, pagar, com certa frequência, valores “a mais” na parcela com o intuito de diminuir o saldo devedor). O resultado dessa prática é uma economia tremenda de dinheiro ao longo dos anos do financiamento. Por isso, usar um simulador de amortização em um financiamento imobiliário é uma prática que traz retornos elevados.

Dessa forma, fazer a simulação de amortização em financiamento imobiliário (e colocar em prática essa simulação, por meio do pagamento extra das parcelas) pode poupar recursos consideráveis. Um financiamento, que poderia custar até 3 vezes o valor presente do bem, pode se transformar bem mais barato (caindo até pela metade o valor gasto) por meio da simulação de financiamento.

Quando temos um financiamento, muito do valor é concentrado em juros – seja na Tabela SAC ou Price. Por isso, o ato de amortizar faz com que o saldo devedor seja reduzido e com isso, menos juros sejam contabilizados. Dessa forma, simular a amortização de financiamento e colocá-la em prática tem um potencial tremendo de redução de valor gasto em juros.

Planilha de Amortização de Financiamento

Os simuladores de amortização de financiamento do Excel Genial nada mais são do que planilhas de amortização de financiamento. Eles usam as lógicas matemáticas de financiamentos para financiamentos imobiliários ou qualquer outro tipo.

De forma simples, a planilha de amortização de financiamento imobiliário do Excel Genial (que pode ser o Simulador de Amortização Caixa ou qualquer outro banco) permite que você analise a evolução das parcelas de um financiamento ao longo do tempo. Ademais, por meio dessa planilha de amortização de financiamento, você pode, de fato, simular amortizações.

Ou seja, caso você queira simular que no décimo mês de financiamento você irá pagar um valor extra de 10.000 reais, a planilha de amortização de financiamento imobiliário do Excel Genial permite que você faça isso. A partir deste ponto, as suas parcelas e prazos serão calculados de novo, de forma que você consiga entender quais são os novos valores corretos do financiamento.

O que define a parcela do financiamento

Nessa etapa, nós iremos falar sobre o que define a parcela do financiamento. Ou seja, quais são as principais variáveis que estão envolvidas nesse processo. Ao lê-las, reflita sobre cada uma delas e como você pode fazer boas escolhas para ter uma parcela melhor.

De forma simples, o que você precisa estar atento e que pode mudar o valor da sua parcela em um financiamento imobiliário é:

  • o valor do imóvel: imóveis mais caros gerarão parcelas maiores; mais baratos, menores. Esteja atento, portanto, ao valor do imóvel e escolha um que esteja em linha com sua realidade
  • anos de parcelamento: quanto menos tempo de financiamento, menos tempo para pagar o valor principal, logo, a parcela é maior; no entanto, tempos longos tendem a aumentar o pagamento de juros. Além disso, fique atento à sua data de nascimento, pois não é permitido financiamentos longos a partir de dada idade
  • crédito pessoal: a depender de como está o seu nome, sua taxa pode ser impactada. Portanto, entenda eventuais restrições e mantenha seu nome limpo para que a taxa não te impacte de fato. Taxas elevadas podem, portanto, gerar parcelas maiores
  • anos de trabalho: de forma indireta, a quantia de anos de trabalho pode impactar na parcela. O que ocorre é que, quanto mais anos de trabalho com carteira assinada, maior é seu FGTS acumulado. Dessa forma, no caso de um primeiro imóvel (e casos específicos de outros imóveis), você pode dar seu FGTS como entrada, o que diminuirá o valor da parcela

Estar atento aos pontos acima permite que sua parcela seja pequena e que se torne ainda mais pequena ao longo do tempo, por meio de amortizações feitas com o apoio de um simulador de amortização de financiamento.

O simulador de financiamento Caixa serve para outros bancos?

Como todos sabemos, a Caixa é a maior potência nacional quando o assunto é financiamento imobiliário. Dessa forma, por muitas vezes remetemos à Caixa Econômica Federal quando falamos de imóveis.

O financiamento da Caixa é tradicional entre os brasileiros. As suas linhas de crédito facilitadas permite que muitas pessoas realizem o sonho da casa própria. Além disso, a própria Caixa é dona de todo um ecossistema voltado aos financiamentos de imóveis, como é o caso de Correspondente Caixa que existe para esse apoio. No próprio site da Caixa você consegue encontrar uma relação de todos os Correspondentes Caixa do Brasil.

No entanto, o Simulador de Amortização Caixa, citado neste artigo e disponível para aquisição não é exclusivo da Caixa. Ou seja, você pode usar esse mesmo material para simular amortizações de financiamentos feitos em outros bancos.

De forma geral, usamos o nome da Caixa por ser o banco mais tradicional no que diz respeito a financiamentos imobiliários, conforme dito acima. No entanto, o simulador serve para qualquer banco.

Uma vez que a matemática é a mesma, sem escolher o banco, você pode usar o material para qualquer um. Portanto, siga em frente.

Vale a pena investir no simulador de amortização Caixa?

A decisão de investir em um simulador de amortização Caixa, como o oferecido pelo Excel Genial, depende de vários fatores.

Antes de mais nada, o simulador de empréstimo Caixa é uma ferramenta útil para entender melhor como os pagamentos de um empréstimo ou financiamento evoluem ao longo do tempo, e como diversos cenários de amortização podem afetar o custo total do empréstimo.

Por exemplo, o simulador de Financiamento Caixa pode mostrar como um pagamento extra ou uma taxa de juros mais baixa pode reduzir o prazo do empréstimo ou o valor das parcelas mensais. Isso pode ajudar a tomar decisões mais informadas sobre como gerir o empréstimo ou financiamento.

Além disso, é válido considerar o custo do simulador. Se o simulador for de baixo custo quando comparado ao total do seu financiamento, pode ser uma boa ferramenta para ter à mão. Afinal de contas, você poderá economizar dinheiro através dele.

Também é importante lembrar que, embora o simulador de amortização Caixa possa fornecer uma boa estimativa do custo de um empréstimo, ele não consegue prever todas as possíveis variações que podem ocorrer ao longo do tempo, como mudanças nas taxas de juros ou na situação financeira pessoal.

Simulador de Amortização Caixa: motivos para adquirir

Dessa forma, veja abaixo os principais motivos para adquirir a planilha conosco:

– Garantia de 7 dias: você pode pedir a devolução de 100% do valor investido nesse período

– Ganho de tempo: você não precisa tentar fazer a planilha por conta, sendo que já há uma pronta

Você conseguirá usar: diversos vídeos explicativos estão disponíveis na área de membros. Basta adequar o vídeo ao seu negócio

Uso imediato: após pagar, você já acessa o site e baixa a planilha

– Qualidade: são anos de Excel e de experiência para trazer um conteúdo adequado e resumido para você

Simulador de Amortização Caixa: investimento

A planilha do Excel Genial está à venda por R$59,00, podendo ter o valor parcelado em três vezes.

Valor: R$59,00, dividido em até três vezes

simulador de amortização Caixa
simulador de amortização Caixa

Para adquirir a planilha, clique na imagem acima que te levará para a página de compras.

Invista no seu futuro por um preço adequado! Adquira uma planilha de qualidade!

Por fim, caso tenha dúvidas sobre o produto e deseja perguntar antes de comprar, fale conosco por meio desse link de Contato, clicando no link.

Quem viu essa planilha também se interessou pelas planilhas abaixo! Clique para saber mais!

Tabela SAC em Excel

Tabela Price no Excel