Antes de mais nada, todos sabemos que o Excel é uma ferramenta importante para controle de dados e criação de tabelas. No entanto, uma dúvida comum entre os usuários é: uma vez existindo uma tabela, como fazer para transformar linha em coluna no Excel? Em outras palavras: como fazer para “inverter” as posições: o que é linha passa a ser coluna e o que é coluna passa a ser linha? Esse é exatamente o ponto que trataremos nesse artigo.
O exemplo
Inicialmente, utilizaremos o exemplo abaixo como base para aprendermos este conceito. Trata-se de uma tabela com 5 linhas (além do cabeçalho) onde estão as populações das capitais de 5 países. Na tabela temos o nome da cidade, o país onde ela se localiza e a população mais recente medida. A figura 1 ilustra a tal tabela.
Com base nesse exemplo, aprenderemos duas formas de transformar linha em coluna no Excel: uma primeira manual, utilizando o conceito de Colar Especial, e outra automatizada, utilizando a função TRANSPOR.
Transformar linha em coluna no Excel: o processo manual
Para conseguir transformar linha em coluna no Excel pelo processo manual, você precisa fazer uma cópia da tabela original e colar os valores “transpostos”. Em tempo, transpor é o nome em matemática que se dá ao processo de transformar linha em coluna e coluna em linha (aproveite a dica).
Sendo assim, para realizar o processo siga os passos assinalados abaixo:
- Selecione o intervalo onde estão os dados que você quer transformar as linhas em colunas e aperte Ctrl+C (ou clique com o botão direito no intervalo e vá em copiar). A figura 2 mostra como fica o intervalo após copiado
- Vá em outra região do Excel onde você quer transpor os dados e vá em Página Inicial > Colar > Colar Especial (ou aperte Ctrl+Alt+V). Detalhe: ir em outra região do Excel significa que você selecionará apenas uma célula, que será o extremo superior direito da sua tabela “destino” após ser colocada ali. A figura 3 mostra a janela que se abrirá
Continuando…
- Posteriormente, na janela que se abrirá, marque a caixa Transpor, colocada na parte inferior da tela. Essa marcação será a responsável para que seus dados tenham linhas e colunas invertidas. Ponto importante: na região “Colar” da janela do Colar Especial, caso “Tudo” seja marcado, tanto dados quanto fórmulas e formatos serão colados. Para colar apenas os valores (sem trazer os formatos), selecione Valores.
- Por fim, após realizado o processo, a figura 4 mostra como fica a tabela transposta (com linhas e colunas já trocadas de posição)
É possível notar que o processo é bastante simples. Basta apertar um atalho (Ctrl+C) para copiar o conteúdo, deslocar algumas células, apertar Ctrl+Alt+V para abrir o Colar Especial e optar por Transpor (ou apertar a tecla T, atalho dentro do Colar Especial para transposição). Pronto! As linhas foram invertidas com as colunas.
Transformar linha em coluna no Excel: utilizando a função TRANSPOR
Além da anterior, há uma outra forma de transpor dados no Excel. Para tal, podemos utilizar a função TRANSPOR, que é uma função como as outras que conhecemos (SE, SOMA, SOMASES, etc…). A sua utilização é descrita mais abaixo:
- Antes de mais nada, para o uso da função TRANSPOR não é preciso selecionar os dados. Basta ir em uma célula qualquer e digitar =TRANSPOR(, conforme figura 5
- Posteriormente, selecione a região onde estão os dados que você quer transformar linha em coluna e vice-versa. No nosso caso, essa região é B3:D8. Após a seleção do intervalo, feche parênteses. A função então fica =TRANSPOR(B3:D8), conforme indicado pela figura 6
- Por fim, o resultado é o mostrado abaixo na figura 7. Conforme previsto, as linhas foram transformadas em colunas e as colunas foram transformadas em linhas
- Observação: as dicas acima servem para quando o seu Office é o 365. Caso seja uma versão anterior, na etapa da figura 5 você não pode selecionar apenas uma única célula e sim todo o intervalo que receberá a tabela transposta. Depois, quando entrar com o intervalo e fechar o parênteses, basta dar Ctrl + Shift + Enter para realizar o processo matricial.
Quando usar cada uma das opções para transformar linha em coluna no Excel
Apresentadas as duas opções para transpor dados no Excel, fica a dúvida de quando utilizar cada uma delas. Utilize a opção…
- manual quando você precisar fazer uma consulta rápida e tenha a certeza de que os dados não se alterarão no processo. Nesse caso, é válido ganhar tempo fazendo uma única vez, visto que com atalhos o processo é bastante rápido
- via função TRANSPOR quando você estiver realizando um trabalho mais estruturado e sabe que os dados podem se alterar no processo. No entanto, caso você utilize a função TRANSPOR e os dados se alterem na tabela original, os dados irão se alterar na tabela transposta também
Dessa forma, conhecendo os prós e contras de cada uma das utilizações você pode entender melhor quando utilizar cada uma delas.
A transposição via DESLOC e LIN/COL
Antes de mais nada, é válido citar que os pontos sinalizados anteriormente neste artigo já resolvem a sua dificuldade em converter linhas e colunas no Excel. No entanto, trago mais uma solução para que você conheça outras possibilidades de fórmulas e atuação em Excel.
Para aqueles que têm Excel Intermediário e Avançado, temos algumas funções que podem nos ajudar a transpor dados. São as funções DESLOC e LIN/COL, que têm suas utilizações conforma abaixo:
- DESLOC: a partir de uma referência, desloca uma quantidade de linhas ou colunas, trazendo o conteúdo que está na célula “destino”
- LIN/COL: funções que nos trazem a linha ou coluna de uma dada célula
Utilizando essas funções em conjunto é possível transpor uma matriz. Basta você utilizar a fórmula pronta: =DESLOC($A$2;COL(A1);LIN(A1)), onde $A$2 é a célula uma linha antes e uma coluna antes da primeira célula da matriz que quer transpor. Você copia essa fórmula para uma célula e basta arrastar para o lado e para baixo que a tabela transposta será montada.
A fórmula funciona pois dentro do DESLOC, a primeira entrada após a célula de origem (A2) é quantas linhas deslocaremos. Colocando COL(A1) você desloca os itens da tabela original “para baixo” conforme joga a fórmula para a direita. Isso pois ao jogar para a direita, COL(A1) mudará para COL(A2), o que retornará 2 ao invés de 1, que será a quantidade de linhas deslocadas pela função DESLOC. O mesmo raciocínio vale para a parte da LIN(A1) da fórmula.
Por fim, a figura 8 ilustra o uso da função e também o destaque da célula A2.
Por fim, quem leu este artigo também se interessou pelos artigos abaixo! Clique para saber mais!
Encontrando a primeira célula vazia de um intervalo
Quer saber mais?
Enfim, neste artigo aprendemos sobre como transformar linha em coluna no Excel de diversas maneiras.
Ainda assim, você acredita que pode saber mais de Excel? Certamente você quer aprender Excel aprendendo o que realmente interessa! Dessa forma, montamos o Curso Excel Direto ao Ponto para te repassar de forma organizada o que realmente você utilizará! Conheça mais detalhes clicando aqui!