Primeiramente, é válido citarmos que o Excel, além de uma boa ferramenta de análise de dados é também um ótimo programa para cálculos. Nesse caso, não estamos colocando o Excel como uma calculadora (embora faça sentido), mas sim como um programa que utiliza das suas funções para melhorar as análises. Sendo assim, saber como subtrair no Excel é totalmente válido para o profissional.
Nesse artigo saberemos como fazer a fórmula de subtração no Excel e mais diversas outras análises, que ajudarão quem precisa utilizar a ferramenta.
O sinal de menos no Excel
Antes de mais nada, é válido entendermos como mostramos ao Excel que queremos fazer uma operação de subtração no Excel.
Para tal, é preciso que conheçamos qual é o sinal ou sigla de menos no Excel.
Dessa forma, o sinal de menos no Excel é o –. Quando for fazer uma operação de subtração no programa, é preciso inserir esse sinal para que o Excel entenda que se trata de um número negativo na operação.
Por fim, para encontrar o sinal no seu teclado, procure pelo teclado numérico (geralmente à direita do teclado ou na parte superior às letras).
Subtraindo no Excel de forma habitual
Indo direto ao ponto, vamos aprender como diminuir no Excel da forma mais simples possível. Em outras palavras, faremos uma operação simples de subtração no Excel, usando o sinal de menos.
Para tal, precisamos antes de mais nada sinalizar ao Excel que estamos fazendo uma fórmula. Isso é fácil quando a digitação começa com o sinal de igual (=).
Então, ao fazer isso, o Excel fica pronto para receber um cálculo.
Em seguida, basta inserirmos a operação de subtração no Excel. Ela pode ser de duas formas:
- A primeira, onde inserimos diretamente os números
- A segunda, onde inserimos a fórmula de subtração no Excel utilizando células onde temos números
Há ainda, por fim, uma opção mista, onde podemos misturar números e células sem impacto ao número final.
Em qualquer um dos três casos, basta inserir a operação e dar Enter para o Excel registrar o cálculo e trazer o seu valor.
A figura 1, logo abaixo, mostra como ficam os dois casos citados: temos na célula B2 um cálculo de subtração no Excel utilizando números, diretamente na fórmula, enquanto temos na célula B6 um cálculo utilizando células.
Note, por fim, que na célula B6 temos uma relação com os números que estão em B4 e B5.
Como subtrair no Excel usando a função SOMA
No ponto anterior vimos como subtrair no Excel utilizando o sinal de menos. No entanto, em alguns casos nos será útil utilizar a função SOMA para subtrair.
É nesse momento que o usuário pode ficar confuso: como podemos utilizar a função SOMA para facilitar um processo de subtração? É o que veremos, portanto, agora.
Primeiramente, é válido citar que não temos função de subtração no Excel.
Dessa forma, utilizar a função SOMA com certo ajuste pode nos apoiar nesse processo.
Sendo assim, caso queiramos fazer o mesmo cálculo do item anterior utilizando a função SOMA, devemos incluir todos os números dentro da função, separados por ponto-e-vírgula, de tal forma que os números que queremos subtrair fiquem acompanhados do sinal de -.
Sendo assim, podemos entender que:
- A operação antes =25-18 se tornaria =SOMA(25;-18)
- Além disso, o cálculo antes =B4-B5 se tornaria =SOMA(B4;-B5)
Note que, em ambos os casos, inserimos como positivos os números positivos e um sinal de menos junto aos números que queremos subtrair.
A figura 2 ilustra tais fórmulas de subtração no Excel:
Por fim, é válido reforçar que o método de como subtrair no Excel utilizando a função SOMA pode ser útil quando fizermos outras operações mais complexas, conforme veremos ao longo do artigo.
Como subtrair no Excel várias células
Conforme visto antes, é possível utilizar a função SOMA para fazer subtração no Excel.
Esse dado será útil quando quisermos subtrair várias células no Excel em uma única operação.
Por exemplo, vamos supor que desejamos saber quando é 40 menos 5, 6, 8, 7 e 3. Dessa forma, caso cada um dos números esteja em uma célula, teremos uma operação de subtração no Excel envolvendo várias células.
O caso pode ser aplicado à vida real pois é bem comum: podemos encaixar, por exemplo, o caso do nosso salário descontando as diversas despesas que podemos ter.
Para fazer esse cálculo, podemos fazer das duas maneiras ensinadas anteriormente:
- Primeiramente, podemos utilizar apenas o sinal de igual e fazer a operação na mão
- Ou, por fim, podemos utilizar a função SOMA para obter a soma de todos os valores que estão subtraindo do valor principal e com isso fazer uma operação mais enxuta e rápida
Para melhor entendimento, olhe a figura 3.
Nela supomos que os valores acima citados estão em células e utilizamos dois módulos de cálculo: em primeiro lugar, fazemos =B3-B4-B5-B6-B7-B8, um cálculo mais manual; posteriormente, fazemos =B3-SOMA(B4:B8), um cálculo bem mais enxuto.
Dessa forma, para subtrair várias células no Excel, faça uma soma entre esses valores e apenas aí subtraia isso do valor principal.
Note, portanto, que o sinal de menos fica fora da função de SOMA, pois você está somando todos os valores e subtraindo essa soma total.
No entanto, caso os valores das células já estivessem negativos, bastaria fazer a soma entre eles e apenas somar o valor ao número principal, tendo em vista que aí já teríamos um número negativo.
Subtrair no Excel em planilhas diferentes
Antes de mais nada, é válido citar que as operações que aprendemos envolvem sempre funções de subtração no Excel com números e células na mesma planilha.
No entanto, como devemos proceder quando precisamos subtrair no Excel mas em planilhas diferentes?
Para tal, devemos entender como uma fórmula no Excel funciona, e para isso entenderemos os passos abaixo.
Os passos
- Primeiramente, quando inserimos o sinal de = na célula, o Excel se prepara para uma operação
- Em seguida, quando inserimos a operação, o Excel entende que as células citadas estão na mesma planilha da célula onde estamos inserindo a fórmula. Dessa forma, caso estejamos inserindo a função =A1-A2 na célula A3 da Plan1, o Excel entende que as referências A1 e A2 estão na mesma aba onde a célula em questão (A3) está
- No entanto, se precisamos fazer um cálculo que envolva outra aba, precisamos mostrar isso ao Excel. Para tal, precisamos sinalizar em qual aba essa célula está, antes de falar a célula
- Por exemplo, ao desejarmos incluir a célula A1 da aba Plan2, precisamos entrar com o conteúdo na fórmula da forma =Plan2!A1. Em outras palavras, se a célula não estiver na planilha atual, precisamos colocar o nome da sua aba antes da célula em questão, separando por um ponto de exclamação (!). O ponto serve unicamente para separar planilha e célula, de tal como que não fique uma confusão no nome
Com isso, fica fácil subtrair no Excel com números que estão em planilhas diferentes. Dessa forma, vamos ao exemplo que está abaixo, na figura 4.
Estamos na Plan1, querendo que na célula A2 esteja o resultado entre o número que está em A1, na mesma aba, menos o número que está em A1, na aba Plan2.
É possível ver na imagem, portanto, que a fórmula fica como =A1-Plan2!A1. Sendo assim, o Excel fará uma operação em que pegará o número de A1, da mesma aba, e subtrairá o número de A1, da aba Plan2.
Como subtrair colunas no Excel
Assim como nos casos anteriores, é possível utilizar o apoio da função SOMA para subtrair colunas inteiras no Excel.
Dessa forma, bem como visto, utilizaremos a função SOMA para primeiro obter o valor total da coluna e, posteriormente, subtraímos esse valor de um outro número.
Sendo assim, vamos supor o mesmo caso de um exemplo mostrado: queremos subtrair de 40 a soma de vários números (5, 6, 8, 7 e 3), que estão todos na mesma coluna.
Como devemos, então, proceder nesse caso?
Para tal, procedemos da maneira abaixo:
- Primeiramente, encontramos qual o valor da soma da coluna. Isso é possível por meio da nomenclatura: =SOMA(A:A), tendo em vista que quando precisamos inserir a coluna toda em uma operação ela fica representada dessa forma
- Em seguida, subtraímos de um dado valor a soma obtida
Como resultado temos o que vemos na figura 5: a fórmula ficaria, portanto, com o formato =40-SOMA(A:A). Com isso, conseguimos subtrair colunas no Excel.
Adicionalmente, caso queira fazer operações envolvendo colunas inteiras, basta seguir o recomendado no que diz respeito a nomenclatura das colunas em operações do tipo.
Sendo assim, caso queira subtrair o total da coluna B do total da coluna A, basta fazer =SOMA(A:A)-SOMA(B:B).
Por fim, tendo em vista que utilizamos bastante a função de SOMA, vale a pena ver um vídeo sobre o assunto que fizemos no nosso canal do YouTube. Não se esqueça de nos seguir por lá para sempre ter acesso a assuntos interessantes de Excel.
Como somar e subtrair no Excel ao mesmo tempo
Em conclusão ao artigo, vamos entender como somar e subtrair no Excel ao mesmo tempo. Tendo em vista o que já foi construído, não teremos dificuldade aqui.
Do mesmo modo como visto, para somarmos e subtrairmos no Excel ao mesmo tempo, precisamos agrupar as células (ou valores) que queremos somar e depois agrupar as células que queremos subtrair.
Dessa forma, tudo fica mais fácil.
É possível também, no entanto, fazermos a operação manual, incluindo diversos sinais de mais e diversos sinais de menos na fórmula.
Por exemplo, vamos supor que em um grupo de células temos os números pares e noutro os números ímpares.
Queremos, assim, fazer a soma dos pares e subtrair dela a soma dos ímpares. Dessa forma, teremos um problema de como somar e subtrair no Excel ao mesmo tempo.
As opções de cálculo estão na figura 6, abaixo.
Note que em um dos casos utilizamos sinais de mais e menos para a operação, enquanto em outro optamos por somar as duas frentes e subtrair os resultados.
Portanto, para tal necessidade, utilize o procedimento que melhor se encaixar ao que precisa.
Por fim, quem leu este artigo também se interessou pelos artigos abaixo! Clique para saber mais!
Remover Dados Duplicados Em Excel
Por fim, o fim!
Enfim, encerramos o nosso artigo. Podemos ver, portanto, diversas formas de como subtrair no Excel, além de aprender diversos casos de aplicação distintos.
Além disso, esse conhecimento pode ser reforçado no nosso Curso de Excel Online Gratuito, onde validamos esse e outros conceitos.
Ainda assim, você acredita que pode saber mais de Excel? Certamente você quer aprender Excel aprendendo o que realmente interessa e te destaca! Dessa forma, montamos o Banco de Exercícios de Excel! São mais de 100 exercícios práticos para que você, finalmente, aprenda o Excel que interessa e que irá te destacar para o seu gestor e sua empresa. Conheça mais detalhes clicando no banner abaixo.