Temos aqui mais uma solução criativa que podemos dar para um problema com apoio do Excel.
Em algumas vezes precisamos fazer com que um determinado valor se repita X vezes. Há uma célula que queremos que X células tenham este mesmo valor, de modo consecutivo. A situação é mais comum do que se pensa (caso não seja, é interessante que passe a ficar pois pode facilitar bem a vida, conforme exemplo abaixo).
Imagine que você tenha uma base de vendas para clientes. Essa base é bem “pesada”: contém nome, endereço, documentos, produto comprado, quantidade, loja onde foi comprado, e muitas outras informações. Você quer pegar apenas algumas informações importantes dessa tabela e criar uma tabela resumo (que será colocada em um outro arquivo e lá trabalhada) por pura questão de produtividade e “pesar menos” o Excel.
Em cada uma das 5 lojas deste exemplo, temos 6 tipos de produto. O que queremos é uma tabela como a da figura 1 (onde vemos os 6 produtos, mas apenas 2 das lojas, a título de exemplo). Com essa “tabela resumo”, podemos fazer uma fórmula de SOMASES no Valor Venda e obter as informações que nos interessam neste momento. Tabela resumo é uma importante ferramenta para a nossa produtividade em Excel.
Neste cenário, perceba que o nome da loja repete 6 vezes (uma para cada tipo de produto) antes de ir para a próxima loja. Como podemos fazer isso no Excel, sem ter que copiar e colar várias vezes o nome? É isso que veremos no artigo de hoje!
Esse artigo tem vídeo disponível no nosso canal no YouTube. Caso queira, veja a versão em vídeo, logo abaixo. Não se esqueça de nos seguir por lá para sempre receber conteúdo!
O ponto de partida: uma tabela indicando as repetições
Para iniciarmos, devemos criar uma tabela simples com o valor que queremos repetir e quantas vezes. Na figura 2 temos o exemplo que será utilizado no artigo: os dados que queremos repetir estão na coluna Cidade, enquanto a quantidade está na coluna # Repet. Uma dica importante: deixe espaço à esquerda dessa tabela, pois iremos utilizar.
O pulo do gato
Para que consigamos a tabela com as repetições, teremos que seguir alguns passos, listados abaixo:
1. Na coluna anterior à do nome da cidade, incluir uma nova coluna. Nessa nova coluna, incluir o valor 1 na primeira linha (no nosso exemplo, exatamente à esquerda de São Paulo), conforme figura 3.
2. Para as células da sequência, fazer a soma: célula anterior da mesma coluna + coluna “# Repet.” da linha anterior. A figura 4 mostra o exemplo da célula B5, a primeira após a primeira linha, que soma as células B4 (célula anterior da mesma coluna) e D4 (coluna “# Repet.” da linha anterior)
3. Crie uma tabela auxiliar (na mesma aba ou em outra). Sabendo que temos valores na nova tabela 30 itens (6+6+6+6+6), teremos que criar uma tabela com 30 linhas. Uma dica: para fazer isso rapidamente, com fórmulas, use a fórmula LIN(). A fórmula LIN() traz a linha de uma determinada célula. Assim, se você colocar na primeira linha da nova tabela a fórmula LIN(A1), teremos 1 como retorno, visto que a linha da A1 é 1. Quando a fórmula é arrastada para baixo, temos LIN(A2), LIN(A3), etc…, trazendo os outros valores de linhas. A figura 5 ilustra uma parte da nova tabela auxiliar.
4. Na coluna “Valor” da nova tabela, inclua a fórmula abaixo, conforme figura 6:
=PROCV(G4;$B$3:$C$9;2;1)
Essa fórmula fará:
- G4: no caso, o “1”, será o valor pesquisado na tabela formada pela coluna de Apoio e nome da Cidade
- $B$3:$C$9: a tabela formada pela coluna de Apoio e nome da Cidade
- 2: a coluna que será retornada na tabela procurada (no caso, a coluna de nome da Cidade)
- 1: tipo de PROCV Verdadeiro, que não traz o valor exato e sim o “aproximado”
Neste caso, usamos o PROCV Verdadeiro (com final 1), pois ele nos traz um valor aproximado. No caso do PROCV Falso (com final 0), nós teríamos erros em todos os valores não encontrados na tabela indicada. Perceba que a tabela contém apenas os números: 1, 7, 13, 19, 25 e 31, o que significa que todos os outros números buscados não seriam encontrados com PROCV Falso e, logo, trariam erro. Essa é a vantagem de utilização do PROCV Verdadeiro: ao não encontrar o valor na tabela, ele nos dá um valor aproximado, nos trazendo sempre uma solução.
Uma abordagem com PROCV Falso
Apesar do sinalizado há pouco, não precisamos desconsiderar uma opção envolvendo o PROCV Falso (com final 0).
Sua utilização pode ser viabilizada pela metodologia a seguir:
1. Criamos uma nova coluna, apenas por efeito de didática, a qual chamamos de “Novo Valor”. Nela fazemos exatamente a mesma fórmula da coluna Valor, dessa vez com final 0 ao invés de 1. Esse movimento nos traz o PROCV Falso, que, conforme citado anteriormente, traz erro nos valores não encontrados. A figura 7 demonstra isso.
2. Para contornar o problema, utilizaremos a fórmula SEERRO. A fórmula SEERRO nos ajuda a tomar uma decisão caso a fórmula original resulte em erro. Pelo que vimos, o número 2 não foi encontrado na tabela procurada e resultou em erro. Neste caso, seu valor deve ser também “São Paulo”, que coincidentemente é o valor da célula superior. Dessa forma, precisamos usar a fórmula SEERRO para que ela nos traga sempre o valor da célula acima da nossa célula atual toda vez que a fórmula sinalizar um erro.
3. Para isso, a fórmula da célula I4, primeira célula da tabela na coluna “Novo Valor” deve ser:
=SEERRO(PROCV(G4;$B$3:$C$9;2;0);I3)
Ou seja, sinalizamos que, caso a fórmula PROCV dê erro, devemos considerar a fórmula I3. Caso a fórmula PROCV não dê erro, veremos na célula o próprio valor da PROCV. A figura 8 nos mostra a fórmula e também a nova tabela com o ajuste do SEERRO.
Assim sendo, temos uma tabela com a repetição dos valores X vezes, conforme queríamos. Aprendemos duas metodologias para isso: uma envolvendo o PROCV Verdadeiro, outra envolvendo o PROCV Falso.
O número de repetições utilizadas foi sempre 6, independentemente da cidade, mas podemos colocar qualquer valor. Só não se esqueça de copiar a fórmula até a última linha (sinalizada pela soma de todas as quantidades de repetições).
Conforme dito, o conteúdo deste artigo nos apoia muito no dia-a-dia no Excel, sendo fundamental para tratamento de bases.
Por fim, quem leu este artigo também se interessou pelos artigos abaixo! Clique para saber mais!
Remover Dados Duplicados Em Excel
Quer aprender mais?
Assim, encerramos o nosso artigo! Hoje você aprendeu como repetir uma célula por várias vezes.
Ainda assim, você acredita que pode saber mais de Excel? Certamente você quer aprender Excel aprendendo o que realmente interessa e te destaca! Dessa forma, montamos o Banco de Exercícios de Excel! São mais de 100 exercícios práticos para que você, finalmente, aprenda o Excel que interessa e que irá te destacar para o seu gestor e sua empresa. Conheça mais detalhes clicando no banner abaixo.