Como contar quantidades com CONT.SE no Excel

Por muitas vezes, é comum necessitarmos realizar a contagem de um dado elemento dentro no Excel. Geralmente isso ocorre quando queremos tirar conclusões estatísticas a partir de uma série de dados. Para poder contar via fórmulas no Excel nós utilizamos a função CONT.SE (ou CONT.SES). Nesse artigo entenderemos detalhes sobre a função e como utilizá-la.

Antes de mais nada e antes de começar o artigo, caso você precise melhorar o seu nível de Excel e/ou passar em um processo seletivo, é preciso que você tenha a parte prática. E isso só vai vir com muitos anos de prática ou com um curso voltado a isso. E isso você tem no Trincheiras do Excel, o nosso Curso Prático de Excel. Conheça um pouco melhor, clicando abaixo.

entrevista de emprego

O exemplo para CONT.SE no Excel

Antes de mais nada, vamos supor que trabalhamos em uma empresa que tem colaboradores de diversas partes do Brasil. Na figura 1 nós temos a relação de colaboradores, o estado onde eles moram e a sua idade.

cont se excel
Figura 1

Caso alguém te pergunte quantos colaboradores são de Goiás, como você faria? Intuitivamente, é possível contar “na unha” e chegar à conclusão que temos 7 colaboradores nesse estado. No entanto, caso a base fosse grande ou caso você quisesse fazer um trabalho automatizado, como deveria proceder para fazer esse procedimento de forma automática no Excel? É sobre isso que trataremos nesse artigo, aprendendo o uso da função CONT.SE (a chamada CONT SE no Excel).

A sintaxe da função CONT.SE no Excel

Inicialmente, a função CONT.SE é a função que utilizamos para contar com critérios no Excel. Como no caso anterior, queremos contar quantos elementos da coluna “Estado” são iguais a Goiás. Nesse caso, trata-se de uma utilização clara da função CONT.SE, visto que temos um intervalo e um valor que o intervalo deve ter para figurar na nossa contagem.

Dessa forma, a função CONT.SE respeita sempre a seguinte sintaxe: =CONT.SE(intervalo;critérios). Sendo assim, basta substituirmos intervalo pela região na planilha onde estão as informações e critérios pelo valor que queremos contar. Por exemplo, a figura 2 mostra como fica a função correta para fazer a contagem de quantos colaboradores moram em Goiás.

Figura 2

Note que C2:C22 é o intervalo na planilha da figura 1 onde estão as informações de nome do estado. Posteriormente, a fórmula traz “Goiás”, entre aspas, simbolizando o critério que deve ser respeitado para que haja a contagem. Dessa forma, a função CONT.SE vai item a item do intervalo de C2 até C22 verificando se o item é “Goiás”. Caso seja, “conta mais um” na memória e faz o processo repetidamente até o último elemento. A resposta, mostrada na figura 3, traz o 7: quantidade de “Goiás” no intervalo.

cont se excel
Figura 3
entrevista de emprego

Como fazer a entrada de critérios

Conforme visto no último bloco, para o CONT SE do Excel contar a quantidade de elementos em um intervalo do Excel basta incluir o intervalo, ponto-e-vírgula e o critério (condição) que se deseja contar. No entanto, a condição deve ser entrada da forma correta.

Para tal, você deve observar que cada tipo de informação recebe um tratamento diferente, conforme explicação abaixo:

  • Inicialmente, caso você queira contar um critério que seja um nome, você precisa colocá-lo entre aspas. Dessa forma, se for contar quantos estados de nome Goiás estão em uma coluna, coloque Goiás entre aspas (“Goiás”)
  • Além disso, caso queira contar um número, você não precisa incluir aspas. O critério no caso de números pode ir “direto ao ponto”. Basta incluir o número no critério (por exemplo, 25, sem aspas)
  • No entanto, colocar o número direto, sem aspas, é válido para os casos onde o critério deve ser igual ao número. Caso queira critérios como “maior ou igual que”, “menor que”, estes devem ser colocados entre aspas. Dessa forma, caso o critério seja “maior ou igual a 28”, a fórmula deve trazer “>=28”, entre aspas
  • Por fim, não é preciso digitar sempre na fórmula o critério. Você pode também fazer conexão com uma dada célula. Sendo assim, caso tenha um critério igual a 30, basta incluir 30 na célula A2 e incluir A2 na fórmula. Nesse caso, caso A2 tenha um texto não é preciso incluir as aspas, como no primeiro ponto dessa relação

A figura 4 resume as tratativas acima.

Figura 4

Diferença entre CONT.SE e CONT.SES

Caso você já tenha praticado no Excel, você notou que há uma outra função além do CONT.SE (a CONT SE do Excel). Trata-se, portanto, da função CONT.SES. Sendo assim, qual é a diferença entre as duas funções?

A resposta não poderia ser mais clara! Enquanto a função CONT.SE permite a contagem de apenas um critério, a função CONT.SES permite a contagem de vários deles. Sendo assim, só é contado como um “ok” quando todos os critérios de todas as colunas são alcançados ao mesmo tempo (ou, em outras palavras, na mesma linha).

Sendo assim, é fundamental que haja uma entrada de dados respeitando os critérios sinalizados acima e também respeitando o mesmo tamanho para todas as colunas. Com isso, o Excel passará linha-a-linha de todas as colunas vendo se os valores batem com os critérios pedidos. A linha em que todos os critérios baterem valerá uma unidade na contagem.

Um exemplo com CONT.SES no Excel

Antes de mais nada, suponhamos que no exemplo mostrado anteriormente queiramos contar não apenas a quantidade de pessoas que moram em Goiás, e sim, além disso, a quantidade de pessoas que têm mais que 25 anos. Dessa forma, temos dois critérios: a coluna do Estado deve ser igual a Goiás e a coluna da Idade deve ser maior que 25. Como realizar esse procedimento?

Para tal, visto que temos mais que um critério, não podemos mais utilizar a função CONT.SE (CONT SE do Excel), sendo necessário lançarmos mão da função CONT.SES.

Para a construção, devemos considerar que o intervalo de C2 até C22 deve ser igual a Goiás e o intervalo de B2 a B22 deve ser maior que 25. Sendo assim, temos como resposta: =CONT.SES(C2:C22;”Goiás”;B2:B22;”>25″). A figura 5 traz a representação disso no Excel, destacando os 5 elementos que vão ser contados.

cont se excel
Figura 5

Note que, conforme dito, só é contado um elemento que respeita todos os critérios. Dessa forma, o Thiago (linha 9) é de Goiás mas tem apenas 24 anos e, por respeitar apenas um critério, não é contado. Caso similar ocorre com a Luana (linha 4), que tem 29 anos mas é do Paraná.

Por fim, note um exemplo em que utilizamos células como apoio. Se deixarmos o nome do Estado na célula E9 e a idade mínima na célula E10, podemos utilizar a função =CONT.SES(C2:C22;E9;B2:B22;”>”&E10). O Excel vai substituir E9 por Goiás e E10 por 25 e teremos a mesma resposta sinalizada anteriormente. Essa utilização é bastante melhor visto que ao alterarmos os conteúdos de E9 e E10 o resultado se altera automaticamente. Note, também, que para o “maior que 25”, precisamos juntar a informação > e 25 com &. Por fim, a figura 6 representa esse resultado.

cont se excel
Figura 6
entrevista de emprego

Como escolher entre CONT.SE e CONT.SES

Caso você tenha se perguntado quando escolher entre CONT.SE e CONT.SES, temos a resposta. Como notado, o CONT.SE deve ser utilizado quando temos apenas um critério e o CONT.SES, em contrapartida, deve ser utilizado quando temos múltiplos critérios.

No entanto, eu sugiro que você utilize sempre o CONT.SES, de forma fixa. De uma forma ou outra, há um ganho de produtividade em “ir direto ao ponto”, sem refletir quantos critérios você utilizará. Partindo da premissa que o CONT.SES funciona para um ou mais critérios, mesmo se você tiver apenas um critério você poderá utilizá-lo.

Por fim, é válido utilizar o CONT.SES pois caso você tenha se esquecido de um critério e queira adicioná-lo depois da fórmula pronta, basta tirar o parêntese final, incluir um ponto-e-vírgula e colocar o critério. Caso você feito o processo com CONT.SE, terá uma etapa adicional que é incluir o S no nome dessa função.

A função CONT.SES em vídeo

Esse artigo tem vídeo disponível no nosso canal no YouTube. Caso queira, veja a versão em vídeo, logo abaixo. Não se esqueça de nos seguir por lá para sempre receber conteúdo!

Quer saber mais?

Enfim, neste artigo aprendemos como contar quantidades utilizando a função CONT.SE e CONT.SES.

Ainda assim, você acredita que pode saber mais de Excel? Certamente você quer aprender Excel aprendendo o que realmente interessa! Dessa forma, montamos o Curso Excel Direto ao Ponto para te repassar de forma organizada o que realmente você utilizará! Conheça mais detalhes clicando aqui!

entrevista de emprego